IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Renan diz que não cogita devolver Orçamento e vai conversar com oposição

 Marcos Oliveira/Agência Senado
Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

01/09/2015 17h06

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (1º) que não cogita devolver o Orçamento de 2016 enviado pelo governo ao Congresso, como defendido por partidos da oposição.

O governo federal apresentou ao Congresso na segunda-feira uma proposta orçamentária inédita, ao prever para o próximo ano despesas maiores do que as receitas, em meio a um cenário recessivo e de dificuldades para aprovar medidas de ajuste fiscal.

Renan disse, no entanto, que vai conversar com a oposição e recolher os argumentos dos parlamentares oposicionistas, que entregaram pedido ao presidente do Senado para que devolva a peça orçamentária ao Executivo.

"A proposta, como está, está cheia de inconsistências, não para em pé. Tem um rombo admitido e tem um rombo oculto que varia entre R$ 60 [bilhões] e R$ 80 bilhões", disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), líder do partido na Casa.

"Sob o pretexto que não se está maquiando a realidade, o governo só mudou o 'blush'. A conta de juros está em desequilíbrio, por exemplo", afirmou o líder tucano.

O reconhecimento de que as contas públicas devem fechar o próximo ano com o déficit primário eleva o risco de o Brasil perder o selo de bom pagador dado pelas agências de classificação de risco, pois estabelece uma trajetória ascendente para a dívida pública pelo menos até 2017.

(Por Anthony Boadle; Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)