IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério das Finanças da China mira política fiscal e infraestrutura para crescimento

09/09/2015 07h36

XANGAI (Reuters) - A China vai fortalecer a política fiscal, aumentar os gastos com infraestrutura e acelerar a reforma de seu sistema tributário para sustentar a economia, afirmou o Ministério das Finanças, em meio a outras medidas para impulsionar o crescimento.

O ministério vai acelerar grandes projetos de construção, trazer financiamento privado através do crescente uso do modelo de parcerias público-privadas, padronizar o gerenciamento da dívida governamental local e reformar os impostos, disse o ministério em comunicado.

Autoridades chinesas têm ampliado os esforços para reanimar uma economia que cresce no ritmo mais lento em décadas, com uma queda de 40% nos mercados acionários desde meados de junho afetando os mercados financeiros globais.

"Vamos acelerar a implementação e a melhora da política fiscal proativa e medidas relacionadas, fazer ajustes no momento apropriado e acelerar medidas de reforma para sustentar o crescimento estável e promover o contínuo desenvolvimento econômico saudável", apontou o comunicado do ministério.

(Reportagem de Adam Jourdan e Lu Jianxin)