IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Importação de soja do Brasil pela China sobe 27,5% em agosto

21/09/2015 09h33

(Reuters) - A China importou 5,53 milhões de toneladas de soja do Brasil em agosto, alta de 27,5 por cento ante o mesmo mês do ano passado, mas queda ante o volume do mês anterior, mostraram dados da alfândega chinesa nesta segunda-feira.

Em julho, os portos chineses haviam recebido 6,37 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil, que embarcou volumes recordes em maio e junho e tem no país asiático seu principal comprador.

No acumulado do ano, os recebimentos de soja brasileira pela China somam 27,91 milhões de toneladas, alta de 10,4 por cento.

A soja do Brasil tem sido bastante atraente para as indústrias chinesas devido à ampla oferta, após uma safra recorde, e aos baixos preços em dólar, em um momento de queda generalizada do mercado de commodities agrícolas.

A Argentina também teve bom desempenho nas entregas de soja na China em agosto, com 1,78 milhão de toneladas descarregadas, alta de 34,9 por cento ante o mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, as compras chinesas de soja argentina acumulam alta de 46 por cento.

As importações de soja dos EUA pela China em agosto foram de irrisórios 6,4 mil toneladas, devido ao período de entressafra na América do Norte.

A colheita nos EUA está apenas começando e só chegará aos portos chineses nos próximos meses.

As importações chinesas de soja norte-americana no acumulado do ano somam 17 milhões de toneladas, reuco de 1,9 por cento ante o mesmo período de 2014.

(Por Gustavo Bonato)