IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Belo Monte diz que atenderá condicionantes do Ibama esta semana

Regina Santos/Divulgação Norte Energia
Imagem: Regina Santos/Divulgação Norte Energia

Luciano Costa

23/09/2015 19h25

SÃO PAULO (Reuters) - O consórcio Norte Energia, que constrói a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, informou nesta quarta-feira (23) que atenderá nesta semana 12 condicionantes requisitadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em processo para o início da geração de energia pela usina.

A Norte Energia disse ainda que a concessão da Licença de Operação (LO) pelo Ibama, para o início do enchimento do reservatório da hidrelétrica, não foi negada pelo órgão licenciador, ao contrário de notícias publicadas nesta quarta-feira pela mídia. A empresa afirmou também que não foram impostas novas condicionantes pelo órgão ambiental.

"O que ocorreu foi que o Ibama exigiu que a Norte Energia comprovasse o atendimento de 12 itens do Programa Básico Ambiental (PBA), o que será feito ainda nesta semana, por meio de mapa de localização das interferências, descrição das obras realizadas, e registro fotográfico do que foi executado", afirmou a empresa em nota.

A solicitação de informações adicionais e comprovação dos itens não trazem nenhum impedimento para a continuação das obras da usina, continuou a Norte Energia, ressaltando as exigências tampouco "constituem impeditivos para emissão da LO".

Os 12 itens apontados estão concluídos, como por exemplo as obras de acesso viário, a supressão de vegetação e a parte de saneamento, necessitando apenas que seus registros fotográficos sejam enviados ao Ibama, segundo comunicado da companhia.

Procurado pela agência de notícias Reuters, o Ibama confirmou a exigência da comprovação de execução dos itens condicionantes para a concessão da licença para enchimento do reservatório.