IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercados europeus recuam pressionados por Glencore e Volkswagen

28/09/2015 14h41

Por Danilo Masoni

LONDRES (Reuters) - As ações europeias fecharam com forte queda nesta segunda-feira, com a mineradora Glencore perdendo um terço do seu valor pelas preocupações com o crescente endividamento e com a montadora Volkswagen, que têm sido afetada pelo escândalo de dados de emissões, ampliando as perdas.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 2,21 por cento, a 1.344 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 caiu 2,37 por cento para 3.039 pontos. Os dois índices recuaram após subirem cerca de 3 por cento na sexta-feira.

Os mercados acionários europeus têm enfraquecido de maneira constante desde os picos alcançados em abril, devido em parte às preocupações com a desaceleração econômica na China. Os declínios levaram o índice referencial da zona do euro ao seu menor nível desde janeiro, afastando investidores que estava confiantes sobre uma recuperação econômica na Europa.

"No curto prazo o humor continua a ser negativo", disse o chefe de pesquisa do JCI Capital, Nicolo Nunziata. "É difícil dizer se os mercados mudaram estruturalmente ou se eles estão entrando em uma fase em que taxas mais altas irão encorajar aqueles que acreditam que o crescimento econômico (da Europa) é forte o suficiente."

Os papéis da Glencore caíram 29,4 por cento após uma nota baixista da Investec questionar o valor do grupo de trading de commodities e mineração dado o seu alto nível de endividamento e a contínua queda nos preços dos metais. Suas ações tiveram a pior queda diária de sua história.

As ações da Volkswagen tiveram queda de 7,46 por cento, ficando abaixo do limiar de 100 euros pela primeira vez em quase quatro anos, com os investidores tentando avaliar o impacto financeiro do escândalo de emissões. As ações da empresa caíram mais de 30 por cento ao longo da semana passada após a companhia admitir ter instalado um software desenvolvido para esconder as emissões de gases tóxicos.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 2,46 por cento, a 5.958 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,12 por cento, a 9.483 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,76 por cento, a 4.357 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,72 por cento, a 20.759 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,32 por cento, a 9.394 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,84 por cento, a 4.966 pontos.