IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas sobem com perspectiva menor de alta do juros pelo Fed

06/10/2015 07h55

Por Lisa Twaronite e Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - As expectativas menores de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, vai elevar a taxa de juros este ano e uma recuperação dos preços do petróleo levaram as ações asiáticas para a máxima de duas semanas nesta terça-feira.

Às 7h48 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,77 por cento, após tocar seu nível mais altos desde 18 de setembro mais cedo na sessão.

O índice Nikkei do Japão teve alta de 1 por cento, ampliando sua recuperação ante a mínima de oito meses alcançada há uma semana.

"Uma das duas maiores e mais persistentes preocupações tem diminuído, então os investidores estão assumindo riscos", disse o vice-presidente de investimento do Sumimoto Mitsui Trust Bank, Masashi Oda, referindo-se às expectativas de uma alta de juros pelo Fed no curto prazo.

As ações japonesas ganharam novo impulso com a especulação de que o banco central do país pode expandir seu programa de apoio à economia vacilante. O BC iniciou nesta terça-feira sua reunião de política monetária, na qual deve manter a política monetária.

Sinais de recuperação nos preços das commodities ajudaram a aliviar as preocupações com a desaceleração global e impulsionaram as ações de companhias de energia e recursos.

O petróleo tipo Brent subia cerca de 0,4 por cento nesta sessão, após avançar 2,3 por cento, liderado pelo avanço da gasolina nos Estados Unidos e pela disposição da Rússia de se reunir com outros grandes produtores de petróleo para discutir as condições do mercado.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,00 por cento, a 18.186 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,10 por cento, a 21.831 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC não operou.

. O índice CSI300, não abriu para negociações.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,63 por cento, a 1.990 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,50 por cento, a 8.394 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,62 por cento, a 2.897 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,33 por cento, a 5.167 pontos.