IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice europeu fecha em leve alta com ganhos de mineradoras e montadoras

07/10/2015 14h47

Por Danilo Masoni

MILÃO (Reuters) - O principal índice acionário europeu fechou com leve alta nesta quarta-feira, devolvendo os ganhos de mais cedo uma vez que os ganhos entre os papéis de mineradoras e montadoras compensaram o declínio das ações de companhias aéreas.

O índice FTSEurofirst 300 reduziu os ganhos no final da sessão e fechou com alta de 0,12 por cento, a 1.423 pontos. Mais cedo o índice chegou a registrar alta de mais de 1 por cento, tocando seu nível mais alto em cerca de um mês.

Um operador disse que as perdas iniciais em Wall Street pesaram sobre as ações europeias enquanto a cobertura de posições vendidas parece ter chegado ao fim diante do ressurgimento de preocupações econômicas globais.

"O quadro macro não dá motivos nem para comprar nem para vender ações, mas dados os baixos rendimentos dos títulos, há poucas alternativas de investimentos às ações", disse o presidente da Ambrosetti Asset Manager, Riccardo Ambrosetti.

O setor de mineração liderou os ganhos, coroando o sete dias consecutivos de alta com ganhos de 5,2 por cento nesta quarta-feira.

Os papéis das companhias aéreas estavam entre as maiores perdas após o Crédit Suisse cortar a classificação do setor para "equal-weight" de "overweight". No setor, inicialmente afetado pela alta dos preços do petróleo, a IAG, a easyJet e a Ryanair caíram mais de 5 por cento.

No setor automotivo, a Volkswagen subiu 7,1 por cento, tendo ganhos pelo terceiro dia seguido. O grupo alemão disse nesta quarta-feira que deve levar tempo para chegar ao fundo do escândalo das fraudes dos testes de emissões, enquanto a chanceler alemã, Angela Merkel, disse acreditar que a Volkswagen está fazendo o melhor para resolver seus problemas.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,16 por cento, a 6.336 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,68 por cento, a 9.970 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,14 por cento, a 4.667 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,79 por cento, a 22.007 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,66 por cento, a 10.170 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,64 por cento, a 5.496 pontos.

(Reportagem adicional por Atul Prakash em Londres)