IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's mantém perspectiva negativa para sistema bancário do Brasil

08/10/2015 19h54

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de riscos Moody's manteve nesta quinta-feira a perspectiva negativa para o sistema bancário brasileiro, afirmando que a recessão do país deve continuar no próximo ano, elevando os riscos de ativos e pressionando o lucro dos bancos.

"O Brasil não vai voltar ao crescimento econômico por algum tempo, por uma série de razões, entre elas, queda nos preços globais das commodities exportadas pelo país, elevado risco político, um processo de grande alcance de corrupção que afetou os setores de petróleo, construção e engenharia, e esforços do governo para cortar gastos para reduzir o déficit", avaliou a Moody's em comunicado.

A agência alerta ainda que o desemprego e a produção industrial se deterioram de forma significativa este ano, apontando para um aumento na proporção de inadimplentes, que até agora tem permanecido em torno de 3 por cento.

Por outro lado, a Moody's cita como positivo para os bancos brasileiros a manutenção de ampla capitalização, o que deve permitir que os credores absorvam um aumento nas perdas sem estresse financeiro significativo.

"Além disso, os bancos têm pouca dívida em moeda estrangeira, o que vai ajudá-los a evitar a volatilidade nos mercados globais", disse o relatório.

(Por Flavia Bohone)