IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exportação de café verde do Brasil cai 5% em outubro, diz Cecafé

10/11/2015 09h08

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de café verde do Brasil em outubro atingiu 2,93 milhões de sacas de 60 kg, queda de 5,2 por cento na comparação com o volume registrado no mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Ante setembro, os embarques de café verde de outubro representam aumento de 1,7 por cento.

"O resultado de outubro mantém forte a intenção do Brasil de exportar 36 milhões de sacas no ano civil 2015", disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, referindo-se ao volume total de café (incluindo produto industrializado), que soma 36,3 milhões de toneladas em 12 meses.

No acumulado de janeiro a outubro de 2015, os embarques de café verde --do qual o Brasil é o maior produtor e exportador global-- acumulam 26,9 milhões de sacas, queda de 0,7 por cento ante mesmo período de 2014.

Nos dez primeiros meses do ano, os embarques de grãos verdes de arábica caíram 5,8 por cento, enquanto os carregamentos de robusta subiram 48 por cento, detalhou o Cecafé.

"Com a redução na oferta de café robusta vietnamita e de outras origens, as exportações de conilon (robusta) do Brasil vêm apresentando um expressivo desempenho", destacou o Cecafé, em nota.

Na semana passada, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do governo brasileiro, que usa metodologia diferente para registrar as exportações, havia informado embarques recordes de 3,31 milhões de sacas de café verde do Brasil em outubro.

(Por Gustavo Bonato)