IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Começa leilão de hidrelétricas existentes na BM&FBovespa

Julián Stratenschulte/EFE
Imagem: Julián Stratenschulte/EFE

25/11/2015 10h16

SÃO PAULO, 25 Nov (Reuters) - Começou nesta quarta-feira (25) o leilão de hidrelétricas existentes, que deve atrair companhias do Brasil e do exterior, em uma disputa por 29 usinas, com mais de 6 gigawatts de capacidade instalada.

O preço teto médio da energia dessas usinas, que pode sofrer deságio no leilão, é de R$ 125,24 por MW/h, em uma licitação na BM&FBovespa que poderá render até R$ 17 bilhões em outorgas para o governo federal.

A aprovação da medida provisória 688 pelo Senado, na noite de terça-feira, "deverá conferir maior segurança jurídica ao leilão, proporcionando maior competição, o que tende a resultar em deságio na tarifa teto e benefícios para os consumidores de energia", disse o Ministério de Minas e Energia em nota.

Antes do leilão, alguns poucos integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protestavam na calçada, em frente à BM&FBovespa, contra a privatização de hidrelétricas, principalmente aquelas cuja concessão pertenciam à estatal paulista Cesp.

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora)