IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro líquido da Rosneft cai; pré-pagamento de clientes alivia dívida

25/11/2015 12h01

MOSCOU (Reuters) - A maior produtora de petróleo da Rússia Rosneft disse nesta quarta-feira que seu lucro líquido no terceiro trimestre caiu 16 por cento em relação aos três meses anteriores, principalmente devido a uma queda nos preços do petróleo.

A estatal disse que seu lucro líquido no trimestre até 30 de setembro caiu para 113 bilhões de rublos, com os preços do petróleo da região dos Montes Urais caindo 20 por cento em dólares.

A empresa também revelou que recebeu pré-pagamentos de mais de 1 trilhão de rublos (15,3 bilhões de dólares) em seus contratos de fornecimento de longo prazo com clientes, fornecendo dinheiro que tem ajudado o grupo fortemente endividado a pagar parte substancial da dívida de curto prazo.

A Rosneft, que responde por 40 por cento da produção de petróleo da Rússia, vende grandes volumes de petróleo e derivados para tradings e empresas, incluindo a BP, que detém quase 20 por cento da empresa.

A Rosneft disse que o fluxo de caixa livre ajustado foi de 177 bilhões de rublos no terceiro trimestre.

"Nesta fase, uma geração de fluxo de caixa sustentável assegura o pagamento de dividendos, diminuindo a alavancagem financeira e financiando o programa de investimento."

Muitas grandes petroleiras reduziram os gastos com produção e exploração de petróleo devido à queda acentuada dos preços do petróleo, que caíram para cerca de 40 dólares ante um pico de 115 dólares em junho de 2014.

(Por Vladimir Soldatkin)