IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

André Esteves renuncia de todos os cargos no BTG Pactual

NACHO DOCE
Imagem: NACHO DOCE

29/11/2015 23h16

SÃO PAULO (Reuters) - O banqueiro André Esteves, preso desde a última quarta-feira, renunciou de todos os cargos no Grupo BTG Pactual, indicando que seus sócios estão buscando isolar o banco de seu fundador e maior acionista.

Mais cedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou a prisão temporária de Esteves --que era presidente-executivo e chairman do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations-- em preventiva, ou seja, por tempo indeterminado, à medida em que procuradores se preparam para formalizar acusações contra o banqueiro por suposto envolvimento no escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato.

Persio Arida, sócio do BTG Pactual que foi apontado como presidente interino do banco de investimentos no último dia 25, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations, segundo fato relevante da instituição financeira na noite de domingo.

Huw Jenkins, presidente-executivo das operações internacionais do BTG Pactual, foi indicado como vice-chairman, informou o BTG Pactual.

Roberto Saloutti e Marcelo Kalim, sócios do banco e que ocupavam as posições de vice-presidente de operações e vice-presidente financeiro, respectivamente, foram nomeados co-presidentes-executivos também das duas companhias do grupo financeiro.

"As referidas deliberações estão sujeitas a todas as aprovações regulatórias e societárias aplicáveis. As assembleias gerais extraordinárias para fins de ratificação e aprovação das deliberações acima e consequente alteração dos respectivos estatutos sociais das companhias serão devidamente convocadas", disse o BTG Pactual.