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Secovi prevê queda de 20% nas vendas de imóveis novos em SP em 2015

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Imagem: iStock

Juliana Schincariol

08/12/2015 07h42

SÃO PAULO (Reuters) - Com vendas e lançamentos de imóveis em queda em 2015, o sindicato de habitação de São Paulo, Secovi, reduziu estimativas para o acumulado de 2015.

A entidade disse que espera recuo de 20% nas vendas em 2015, ou 17,3 mil unidades. A estimativa de recuo no início do ano era de 10%, mas a projeção foi revisada em junho para um intervalo de 15% a 20%.

Para os lançamentos, a estimativa é de redução de 38% em relação a 2014, a 21 mil unidades. Em junho, o Secovi disse que esperava queda de 23% a 25%.

A entidade disse que a implantação do Plano Diretor Estratégico trouxe parâmetros de construção restritivos e que, "diante do ambiente econômico desfavorável, resultará na redução muito forte da atividade imobliária na cidade".

Queda de 20% em relação a setembro

O Secovi informou nesta terça-feira que foram vendidos 1.112 imóveis na cidade em outubro, alta de 15,5% sobre o mesmo mês do ano passado.

"2014 já apresentava uma base de comparação abaixo do normal, já que as eleições de outubro acabaram afetando o desempenho do mercado", disse o Secovi, em comunicado.

Em relação a setembro, as vendas caíram 20%. No ano até outubro, o resultado de vendas é 3,4% menor do que o período um ano antes.

Em termos de valor geral de vendas (VGV), o indicador foi de R$ 617,1 milhões, alta de 8% sobre outubro e queda de 27,1% em relação a setembro.

Os lançamentos caíram 29,6% em bases anuais e subiram 67,4% mês a mês, disse o Secovi, citando dados da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp).

"No acumulado do ano, a redução de lançamentos foi de 31,3%, confirmando que o mercado vem se ajustando", disse o Secovi.

São Paulo encerrou outubro com 26.396 imóveis disponíveis para venda, volume próximo da média anual da oferta, de cerca de 27 mil unidades, e considera imóveis na planta, em construção e prontos, lançados de novembro de 2012 a outubro de 2015.

Nas 38 cidades da região metropolitana, as vendas diminuíram 73,7% sobre outubro de 2014 e 50,3% sobre o mês anterior. A queda no ano é de 30,7%.

Os lançamentos caíram 83,1% na comparação anual e 75,5% sobre setembro, segundo dados da Embraesp.