IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's diz que diminuiu capacidade do Brasil de estabilizar a dívida

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

16/12/2015 14h55

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's disse nesta quarta-feira (16) que a decisão do governo de reduzir a meta de superávit primário no próximo ano está em linha com a decisão da agência de colocar a nota de crédito brasileira em revisão para um rebaixamento.

A Moody's, a única das três grandes agência de classificação de crédito a ainda classificar o país com grau de investimento, acredita que a capacidade do governo brasileiro de atingir superávits grandes o suficiente para estabilizar a relação dívida/PIB (Produto Interno Bruto) diminuiu.

"A decisão do Brasil de reduzir a meta do primário de 2016 está em linha com decisão recente da agência de colocar a nota do país em revisão para downgrade [rebaixamento]", afirmou a Moody's em comunicado assinado pela analista sênior de risco soberano Samar Maziad, pouco depois de a Fitch tirar o selo de bom pagador do Brasil.

A Moody's atualmente classifica o país em "Baa3", último patamar dentro do grau de investimento, colocou no começo do mês a nota em revisão para rebaixamento.

(Por Camila Moreira)