IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras busca desistentes de programa de demissão voluntária para concluir processo

Marta Nogueira

22/12/2015 12h28

A Petrobras está buscando cerca de 2.000 funcionários que haviam se inscrito no Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV) da companhia, mas que desistiram do processo, com o objetivo de concluir a participação no programa, segundo um representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Lançado em janeiro de 2014, como uma medida de redução de custos da companhia, o plano de demissões voluntárias teve inscrições validadas de 8.298 empregados, o que representava, na época, 12,4% do efetivo total da companhia.

As inscrições no programa foram concluídas em março de 2014 e, em maio daquele ano, a empresa anunciou que o PIDV traria uma redução de custos "expressiva", alcançando "de forma conservadora" R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2018.

O coordenador-geral da FUP, José Maria Rangel, explicou que não há motivos específicos para a desistência dos empregados e que cada um deve ter tido seu motivo pessoal para tomar a decisão.

"É o mesmo programa, a Petrobras está revisitando essas cerca de 2.000 pessoas para que elas confirmem ou não a desistência", afirmou Rangel, à Reuters.

Segundo o sindicalista, que ocupava uma cadeira no Conselho de Administração da Petrobras como representante dos funcionários na época do lançamento do plano, a empresa não está oferecendo benefícios diferentes para convencer os funcionários a concluir o processo.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente os pedidos de comentários.