IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações europeias encerram 2015 em alta, mas abaixo de máximas no ano

Sudip Kar-Gupta e Kit Rees

31/12/2015 15h28

LONDRES, 31 Dez (Reuters) - Os mercados acionários europeus encerraram 2015, em sua maioria, em alta, mas bem abaixo de suas máximas no ano, uma vez que os preços fracos de commodities pressionaram os mercados no último trimestre.

O índice britânico de blue chips FTSE 100 caiu 0,5% nesta quinta-feira (31) e o francês CAC-40 caiu 0,9%, enquanto o alemão DAX ficou fechado por feriado. Outros mercados tiveram sessões encurtadas.

Os preços do petróleo tipo Brent se mantiveram próximos de mínimas em 11 anos, com quedas de ações de petroleiras como a BP e a Total.

As ações se distanciaram de máximas recordes atingidas em abril, pressionadas parcialmente por preocupações sobre a desaceleração na China, segunda maior economia mundial e importante consumidora de commodities como metais e petróleo.

Mas medidas de estímulo econômico do Banco Central Europeu evitaram que os mercados devolvessem muito território, com os principais deles, o alemão e o francês, subindo cerca de 10% no acumulado de 2015.

No entanto, o FTSE ficou abaixo de seus rivais europeus e acumulou baixa de cerca de 5% no ano, parcialmente porque ações relacionadas a commodities respondem por uma maior parte do mercado no Reino Unido do que na França e na Alemanha.

O FTSE, o DAX e o CAC encerraram o ano 12%, 13% e mais de 11% abaixo, respectivamente, de seus picos em abril.