IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China atua para aliviar mercados de ações e yuan após fortes quedas

Aly Song/Reuters
Imagem: Aly Song/Reuters

05/01/2016 07h47Atualizada em 05/01/2016 12h32

XANGAI (Reuters) - A China se esforçou para aliviar os temores nos mercados nesta terça-feira (5), um dia após suas Bolsas despencarem e o yuan recuar, mas os analistas alertaram os investidores para mais intensas oscilações de preços nos próximos meses.

Os preços das ações caíram mais de 2% no início dos negócios, provocando temores de que as operações caminhavam para o segundo dia de pânico depois do mergulho de 7% na véspera detonar o mecanismo de "circuit breaker", suspendendo as negociações pela primeira vez.

Mas o banco central e o regulador do mercado de ações reagiram rapidamente, e os principais índices recuperaram a maioria de suas perdas iniciais.

O Banco Popular da China injetou quase US$ 20 bilhões nos mercados, maior atuação desde setembro, e os operadores suspeitaram que os bancos estatais foram usados para sustentar o yuan ao mesmo tempo.

O órgão regulador dos mercados da China, por sua vez, anunciou que estava planejando novas regras para restringir ainda mais as vendas de ações por parte dos principais acionistas de empresas cotadas e que iria ajustar ainda mais o mecanismo de "circuit breaker" em meio a críticas de que tinha alimentado o movimento de venda na segunda-feira.

O índice de blue-chip CSI300 fechou com alta de 0,28%, enquanto a Bolsa de Xangai teve queda de 0,26%.