IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wal-Mart fechou mais de 10% das lojas no Brasil em reestruturação, dizem fontes

Yuri Cortez/AFP
Imagem: Yuri Cortez/AFP

Nathan Layne e Brad Haynes

15/01/2016 08h12

CHICAGO/SÃO PAULO (Reuters) - O Wal-Mart Stores fechou recentemente cerca de 60 lojas no Brasil, mais de 10% de suas unidades no país, como parte de uma reestruturação em um dos mercados mais importantes da gigante norte-americana do varejo, disseram pessoas familiares ao assunto.

No mês passado, o Wal-Mart disse que fecharia lojas com performance abaixo do esperado que representavam 5% de seus negócios no Brasil. O jornal "Valor Econômico" noticiou em dezembro que 30 lojas seriam fechadas.

As pessoas familiares às operações do Wal-Mart no Brasil disseram à agência de notícias Reuters que a companhia fechou cerca de 60 lojas nas últimas semanas. As fontes, que pediram para não ser identificadas, disseram que um número significativo de fechamentos foi de lojas de formato menor.

O Wal-Mart tinha recentemente 558 pontos no país, de acordo com o site da empresa.

A companhia se recusou a comentar.

O movimento ocorre três meses após o presidente-executivo Doug McMillon sinalizar a investidores que estava planejando rever as operações globais da varejista e "fecharia lojas que precisavam ser fechadas".

Os comentários levantaram especulações de que o Wal-Mart buscava reestruturar ou até mesmo sair de mercados onde está tendo dificuldades. O Brasil estava entre os países mais citados por analistas como alvo potencial, junto com o Japão.