IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após FMI, Tombini diz que Copom considera todas informações relevantes até decisão

Wilson Dias/Agência Brasil
Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Camila Moreira e Bruno Federowski

19/01/2016 09h48

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira (19) que o Copom leva em consideração todas as informações relevantes e disponíveis nas suas decisões, pouco depois de o FMI divulgar uma piora nas previsões econômicas para o país.

"O presidente Tombini ressalta que todas as informações econômicas relevantes e disponíveis até a reunião do Copom são consideradas nas decisões do colegiado", destacou comunicado do BC, no primeiro dia de reuniões para decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O documento foi divulgado cerca de uma hora depois de o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciar as revisões em seu relatório "Perspectiva Econômica Global", piorando a perspectiva de contração da atividade econômica brasileira em 2016 e não vendo mais retomada do crescimento em 2017.

Segundo o FMI, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve sofrer retração de 3,5% este ano e ficar estagnada em 2017. Os números são piores do que as estimativas de economistas brasileiros ouvidos pelo BC na pesquisa semanal Focus.

No comunicado, Tombini avaliou como "significativas" as revisões para o Brasil feitas pelo FMI, destacando que a entidade "atribui a fatores não econômicos as razões para esta rápida e pronunciada deterioração das previsões".

"Parece uma desculpa para quem não quer subir juros", disse o sócio-gestor da Absolute Investimentos Renato Botto, ressaltando que há grande incerteza em relação à decisão do Comitê de Política Monetária do BC desta semana. Ele acredita que o BC deve elevar a Selic em 0,5 ponto percentual, a 14,75%, mas a decisão não deve ser unânime.

O Copom dá início nesta terça-feira a dois dias de reuniões para discutir a taxa básica de juros.

A expectativa de economistas consultados na pesquisa Focus é de que o Copom eleve a Selic em 0,5 ponto percentual na quarta-feira, o mesmo apontado em pesquisa da  agência de notícias Reuters.

Já o mercado futuro de DIs passou a mostrar chances aproximadamente iguais de alta de 0,25 e 0,5 ponto. Até a véspera, a curva indicava probabilidade majoritária de aumento de 0,5 ponto percentual.

(Edição de Alexandre Caverni)