IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC europeu mantém juros nos menores níveis históricos; decisão era esperada

Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

21/01/2016 13h13

FRANKFURT (Reuters) - O BCE (Banco Central Europeu) manteve inalteradas suas taxas de juros nos menores valores históricos nesta quinta-feira (21), mas o tombo do mercado, recuo das ações bancárias e inflação fraca podem deixar o palco pronto para o órgão agir mais tarde neste ano.

A decisão de manter o custo do empréstimo era esperada por todos os 59 analistas consultados pela agência de notícias Reuters após o BCE cortar sua taxa de depósito mais fundo em território negativo no mês passado, depois de as perspectivas da inflação enfraquecerem.

Na reunião desta quinta, o BCE deixou sua taxa de depósito bancário, em -0,3%. A principal taxa de refinanciamento, que determina o custo do crédito na economia, permaneceu em 0,05% e a de empréstimo ficou em 0,30%.

Decisão era esperada

Em dezembro, o Conselho do BCE cortou a taxa de depósito, aumentando o encargo dos bancos por guardarem dinheiro com o banco central, e expandiu seu programa de compra de títulos de governos.

O movimento de dezembro, apesar de menor do que muitos nos mercados queriam, tornou a decisão desta quinta-feira esperada. E agora os economistas voltam sua atenção para uma possível ação mais tarde no ano.

O presidente do BCE, Mario Draghi, que iniciaria uma entrevista coletiva às 11h30 (horário de Brasília), pode tratar da ameaça de baixa inflação, assim como dos tombos do petróleo e da turbulência nos mercados causada em parte pelo crescimento mais fraco da China.

Draghi também pode encarar questões sobre as quedas nos preços de ações e títulos de vários bancos, particularmente nos países do Sul da Europa, como a Itália. O custo do seguro contra um calote de muitos destes bancos subiu acentuadamente nas últimas semanas em meio a temores sobre empréstimos não pagos, sinalizando tempos difíceis à frente.

(Reportagem por Balazs Koranyi, Francesco Canepa e John O'Donnell)