IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações de Xangai têm melhor dia em 3 meses e meio, enquanto região estende recuperação

16/02/2016 08h24

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - As ações chinesas estenderam sua recuperação nesta terça-feira (16), fechando na máxima de três semanas, impulsionadas pelo salto dos preços do petróleo, da alta das ações europeias e da estabilização do yuan.

A ampliação da recuperação também foi vista no restante da região, beneficiada pela combinação da estabilização dos mercados chineses e dados sólidos do consumo nos Estados Unidos, além do petróleo, levando os investidores a buscarem barganhas após a forte desvalorização da semana passada.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 3,1%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 3,3%, marcando seu melhor desempenho em três meses e meio.

A confiança dos consumidores também aumentava por conta dos comentários do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que acenou para novos estímulos se a economia desacelerar mais, e também por dados que mostraram uma alta recorde dos empréstimos em janeiro no país, o que levou o setor bancário para cima.

O índice Nikkei do Japão subiu 0,2% um dia depois de disparar 7,2%, recuperando parte do tombo de 11% sofrido na semana passada --o maior desde 2008.

"É parcialmente uma reação após as quedas tão grandes da semana passada. Dados sólidos dos EUA também estão melhorando a confiança do investidor, já que eles estão contando com o crescimento dos EUA para liderar a economia global", disse o estrategista-chefe global do Daiwa Securities, Hirokazu Kabeya.

Os preços do petróleo subiam com as notícias de que altas autoridades dos principais produtores de petróleo --Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar-- encorajavam a especulação de um acordo eventual para atacar o grande excesso de oferta.

  • Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,2%, a 16.054 pontos.
  • Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,08%, a 19.122 pontos.
  • Em Xangai, o índice SSEC ganhou 3,32%, a 2.837 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 3,07%, a 3.037 pontos.
  • Em Seul, o índice Kospi teve valorização de 1,4%, a 1.888 pontos.
  • Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 1,8%, a 8.212 pontos.
  • Em Cingapura, o índice Straits Times valorizou-se 1,41%, a 2.644 pontos.
  • Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 1,37%, a 4.910 pontos.

(Reportagem por Samuel Shen e Nathaniel Taplin em Xangai e Hideyuki Sano em Tóquio)