IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE corta juros e amplia compra de ativos para impulsionar economia

Balazs Koranyi e Francesco Canepa

10/03/2016 10h15

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) cortou suas três taxas de juros e expandiu seu programa de compra de ativos nesta quinta-feira (10), entregando um pacote maior do que o esperado para impulsionar a economia e impedir que a inflação extremamente baixa se enraíze.

O corte da taxa de depósito do BCE ainda mais fundo no território negativo, cobrando mais dos bancos para deixarem seu dinheiro guardado com o banco central, e o aumento das compras mensais de ativos para 80 bilhões de euros, sobre 60 bilhões de euros antes, superaram as expectativas de aumento para 70 bilhões de euros.

Surpreendendo os mercados, o banco também cortou sua taxa de refinanciamento para zero, sobre 0,05%.

Inflação abaixo da meta

O BCE tem pouco a mostrar em relação aos 700 bilhões de euros que gastou comprando títulos governamentais e outros ativos no último ano, conforme os preços de matérias-primas afetaram o impacto de seu programa de compra de ativos, conhecido como "quantitative easing".

Isso levanta o risco de as pessoas perderem a confiança no compromisso do banco com seu mandato. A inflação permanece abaixo da meta do BCE de quase 2% há três anos e deve continuar assim por muitos outros.

O BCE cortou sua taxa de depósito para -0,4%, de -0,3%, em linha com as expectativas, mas também surpreendeu os mercados ao cortar suas duas outras taxas.

Assim como a taxa de refinanciamento, o que significa que os bancos podem agora tomar emprestado em seus leilões semanais sem custo, o banco cortou a taxa de empréstimo, usada pelos bancos para emprestar do BCE overnight, para 0,25%, sobre 0,3%.