IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações chinesas devolvem ganhos antes de dados dos EUA, de olho em Fed

28/03/2016 08h17

XANGAI/CINGAPURA/TÓQUIO (Reuters) - As ações chinesas devolveram os ganhos vistos mais cedo, com a queda do setor imobiliário ofuscando o bom humor desencadeado por dados positivos sobre os lucros da indústria divulgados no fim de semana.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,88%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,72%.

À tarde, os índices foram pressionados por ações do setor imobiliário após a mídia noticiar que reguladores financeiros na província de Zhejiang começaram a monitorar de perto financiamento imobiliário, alertando para os riscos financeiros associados ao rápido aumento dos preços das propriedades em cidades como Nanjing e Suzhou.

Outros mercados asiáticos também anularam os avanços vistos na primeira parte do pregão, com investidores adotando cautela antes da divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos e declarações de de autoridades do Federal Reserve, banco central norte-americano, nesta semana.

A alta do dólar, que se traduz em uma depreciação do iene, impulsionou o índice japonês Nikkei a fechar no maior nível em duas semanas.

Dados da inflação dos EUA a serem divulgados às 9h30 (horário de Brasília) podem aumentar ainda mais as expectativas de um movimento dos juros em breve, se sinalizarem crescente pressão inflacionária.

Na terça-feira, a presidente Janet Yellen e outras autoridades do Fed farão discurso, fazendo da política monetária dos EUA o foco do momento.

  • Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,77%, a 17.134 pontos.
  • Em Hong Kong, o índice Hang Seng não teve operações.
  • Em Xangai, o índice SSEC perdeu 0,72%, a 2.957 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,88%, a 3.169 pontos.
  • Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 0,06%, a 1.982 pontos.
  • Em Taiwan, o índice Taiex registrou baixa de 0,17%, a 8.690 pontos.
  • Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 0,6%, a 2.830 pontos.
  • Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 não abriu para negócios.

(Reportagem por Samuel Shen, Nathaniel Taplin, Nichola Saminather e Hideyuki Sano)