IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Embraer vê demanda por 720 novos jatos de 70 a 130 assentos na América Latina em 20 anos

Priscila Jordão

29/03/2016 13h08

SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - A fabricante brasileira de aviões Embraer (EMBR3) prevê que 720 novos jatos de 70 a 130 assentos sejam entregues na América Latina nos próximos 20 anos, ou 11% da demanda mundial para o segmento no período, devido a uma maior integração regional e investimentos em infraestrutura.

A frota de aeronaves de 70 a 130 assentos em serviço atualmente na região é de 310 unidades. Até 2034, a frota crescerá para 740 unidades, disse a Embraer em comunicado. Além da expansão de frota, os novos aviões serão destinados à substituição de aeronaves antigas.

"Apesar das adversidades atuais, que decorrem principalmente da instabilidade política e econômica da região, as perspectivas de crescimento a médio e longo prazo permanecem positivas nos próximos anos", avaliou a companhia, acrescentando que espera uma recuperação econômica que resultará em integração regional mais profunda, aumentando a demanda por viagens aéreas.

Procura por voos

Apenas no Brasil, a demanda por voos recuou 3% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, sétima baixa consecutiva, de acordo com dados da Abear, entidade que representa as companhias aéreas no país. 

Contudo, a Embraer citou que o crescimento da procura por transporte aéreo na América Latina tem sido de cerca de 7% ao ano, acima da média mundial de cerca de 5%.

Outros catalisadores da demanda por aviões devem ser o crescimento da classe média da região, novos investimentos em infraestrutura de aviação e a necessidade de serviço aéreo eficiente para novos mercados de baixa e média densidade.

A Embraer é líder global no segmento de jatos de até 130 assentos na América Latina, com fatia de mercado de 70%.

No fim de fevereiro, a empresa apresentou oficialmente a primeira aeronave da segunda geração da família de aviões comerciais E-Jets, o E190-E2, que entrará em serviço no primeiro semestre de 2018. O E190-E2 tem capacidade para até 106 lugares e possui maior eficiência de consumo de combustível.


(Edição de Cesar Bianconi)

Embraer apresenta novo jato E190-E2

UOL Notícias