IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES reduz juros de capital de giro para pequenas e médias empresas

Alberto Alerigi Jr.

19/04/2016 17h03

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (19) redução de juros para linhas voltadas a capital de giro, em iniciativa para dar mais fôlego financeiro para pequenas e médias empresas.

A taxa de juros cobrada pelo BNDES nas linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas foi reduzida de 11,59% para 10,20% ao ano.

O banco também melhorou as taxas para empresas de portes maiores. No caso das médias empresas, o juro caiu de 14,63% para 12,59% e no caso das "médias-grandes" a taxa caiu de 17,15% para 14,65% ao ano.

As taxas para grandes empresas seguiu em 17,15%, informou o banco em comunicado à imprensa.

"O banco vai monitorar as taxas efetivamente cobradas pelos agentes financeiros do tomador final, para verificar se as reduções se traduzem efetivamente em juros mais baixos aos clientes finais ou são apropriadas pelos agentes (financeiros)", afirmou o BNDES no comunicado. A instituição de fomento acrescentou que o nível de emprego nas empresas apoiadas, antes e depois da concessão dos créditos, também será monitorado.