IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMI diz que América Latina corre risco com desaceleração mais profunda da China

27/04/2016 13h42

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A recessão da região da América Latina pode piorar se a economia chinesa desacelerar mais do que esperado e atingir os exportadores de commodities, disse o FMI (Fundo Monetário Internacional) nesta quarta-feira (27).

A América Latina tem sido atingida pela desaceleração do crescimento global, preços menores das commodities e condições financeiras globais mais apertadas. A projeção é que a atividade econômica da região caia 0,5% em 2016, disse o FMI em seu relatório anual.

Uma desaceleração mais profunda da China pode levar a uma contratação de cerca de 1% na América Latina este ano, diz o relatório.

Brasil

A retração tem sido alimentada pela pior recessão do Brasil em mais de um século. O FMI projeta que o país contraia 3,8% este ano, resultado igual ao de 2015.

O FMI apontou que a incerteza política no Brasil, onde a presidente Dilma Rousseff pode ser afastada do cargo em meados de maio pelo Senado Federal, pode adiar uma recuperação dos investimentos.

O aumento do endividamento na América Latina tem limitado a capacidade dos governos de impulsionar o crescimento com gastos públicos, embora os investimentos em infraestrutura tenham seguido o desenvolvimento dos países asiáticos com quem a região compete nos mercados de exportação, disse o relatório.

(Reportagem por Michael O'Boyle)

Economia brasileira deve ter 6º pior desempenho, aponta previsão do FMI

Band Notí­cias