IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alibaba tem salto de receita, mas outras operações derrubam lucro

05/05/2016 16h00

(Reuters) - A maior empresa de comércio eletrônico da China, Alibaba, afirmou nesta quinta-feira (5) que as vendas do último trimestre subiram 39%, mas o lucro recuou pela primeira vez diante de investimentos em negócios como entrega de comida.

O lucro líquido excluindo eventos não recorrentes, caiu 1,4%, para 7,6 bilhões de yuans, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar disso, investidores elogiaram a alta na receita, que veio acima do esperado, o que fazia as ações da empresa nos Estados Unidos avançarem cerca de 4% nesta tarde.

"O que quer eles estejam fazendo, deve estar funcionando e, o mais importante sinal é que o consumidor chinês pode ainda não estar contendo gastos ainda", disse Gil Luria, da Wedbush Securities.

Mas nem todos os negócios da Alibaba tiveram desempenho positivo. A afiliada Ant Financial Services, uma das joias da coroa do fundador do grupo, Jack Ma, teve prejuízo líquido no trimestre passado.

A unidade teve fortes investimentos em meio a uma intensa competição com a WeChat Payment, um dos maiores sistemas de pagamento do mundo e controlado pela arquirrival da Alibaba, a Tencent Holdings.

A Ant, que abriga a plataforma de pagamentos online Alipay, é avaliada em US$ 60 bilhões e está se preparando para uma oferta pública inicial de ações, apesar do fato de estar perdendo dinheiro. A Alibaba não revelou qual foi o prejuízo da Ant.

As receitas da Alibaba subiram para 24,2 bilhões de yuans (US$ 3,7 bilhões) no trimestre encerrado em 31 de março ante 17,4 bilhões de yuans um ano antes. A média de expectativas de analistas apontava para faturamento de 23,22 bilhões de yuans, segundo a agência de notícias Reuters.