IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMI defende juros fixos, carência e vencimentos mais longos para Grécia

Por Jan Strupczewski

20/05/2016 15h30

BRUXELAS, 20 Mai (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional quer que os países da zona do euro estendam o período de carência sobre todos os empréstimos para a Grécia até 2040 e seus vencimentos para 2080, com taxa de juros fixada até 2045, mostrou um documento confidencial do FMI.

O documento, intitulado "Grécia: Nota Sumária de Sustentabilidade da Dívida" é a contribuição do FMI na discussão sobre como reestruturar a dívida grega para tornar seu serviço administrável para Atenas e não tão grande que enterre o país.

"O primeiro objetivo fundamental é manter as necessidades do financiamento bruto entre 15 e 20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)... durante todo o período projetado", mostra o documento, visto pela Reuters. As projeções vão até 2060.

"O segundo objetivo é manter a taxa de endividamento em trajetória de queda", segundo o documento.

Para atingir os objetivos, o FMI propõe que os países da zona do euro, que fizeram três resgates da Grécia até o momento, estendam o período de carência de todos seus empréstimos, o que implica em nenhum pagamento de juros ou do principal, até 2040.

"Isso deve reduzir os pagamentos de amortizações em cerca de 5 por cento do PIB durante o período de 2020 a 2040 (de 13 a 8 por cento do PIB)", diz o documento.

O vencimento de todos os empréstimos dos resgates devem ser estendidos para 2080.

"Isso ajudará a manter as necessidades de financiamento bruto abaixo de 20 por cento até 2060", segundo o documento.

Na, possivelmente, parte mais controversa da proposta, o FMI defende que todos estes detalhes precisam ser acordados agora, mesmo que possa incluir condições ligadas ao cumprimento do prometido sobre o programa atual.