IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Volkswagen avança conforme montadora luta para superar crise de emissões

31/05/2016 09h32

BERLIM (Reuters) - A Volkswagen divulgou um aumento inesperado no lucro operacional do primeiro trimestre, conforme a montadora busca superar o escândalo de emissão de poluentes que a atingiu.

A maior montadora da Europa conta com um acordo com autoridades dos Estados Unidos e proprietários de automóveis no mês que vem sobre a fraude de testes de emissão de veículos a diesel enquanto avança com uma revisão estratégica no grupo de 12 marcas.

O lucro operacional subiu para 3,4 bilhões de euros ante 3,3 bilhões um ano antes, incluindo 300 milhões de euros de "ajustes ligados ao câmbio" a provisões para a crise de emissões, disse a VW nesta terça-feira.

"Garantir a força financeira robusta do grupo Volkswagen no longo prazo permanece uma das maiores prioridades diante dos efeitos esperados da questão das emissões", disse o chefe financeiro da empresa, Frank Witter, em comunicado.

A VW divulgou perda recorde no ano passado após separar 16,2 bilhões de euros para cobrir custos do escândalo. Os resultados trimestrais publicados nesta terça-feira não incluem mais provisões para o escândalo.

(Por Andreas Cremer)