IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mineradoras ajudam índice a interromper 5 dias de quedas, Zodiac sobe

Sudip Kar-Gupta e Danilo Masoni

15/06/2016 14h33

LONDRES, 15 Jun (Reuters) - As ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira (15) depois de cinco dias seguidos de quedas provocadas pelas preocupações com o referendo na próxima semana sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), impulsionadas pela Zodiac Aerospace após dados animadores sobre resultados.

O índice FTSEurofirst 300 fechou com alta de 0,9% a 1.271 pontos. Ele havia caído para seu menor nível em quase quatro meses na terça-feira, e acumula perdas de cerca de 10% até agora no ano.

As ações das mineradoras ficaram entre as de melhor desempenho, com a Anglo American AAL e a Antofagasta com alta de mais de 6 por cento diante da alta dos preços dos metais. MET/L

As ações da Zodiac chegaram a subiram 26 por cento depois que uma publicação financeira francesa divulgou que o grupo aeroespacial Safran SAF.PA estava preparando uma oferta pela companhia.

O papel, inicialmente impulsionado por dados animadores sobre resultados, reduziu os ganhos e terminou com alta de 11,6 por cento depois que uma fonte familiarizada com o assunto negou a reportagem, enquanto a Safran recusou-se a comentar.

Operadores disseram que a probabilidade de o Federal Reserve, banco central norte-americano, manter as taxas de juros nesta quarta-feira também ajudou a sustentar os mercado acionários, uma vez que taxas mais baixas reduzem os retornos dos investidores em títulos e seu apelo em comparação com as ações.

"É uma pequena reviravolta da confiança negativa dos últimos dias, mas há um pouco mais de apetite por risco, com a provável posição do Fed dando um pouco de suporte", disse o analista da Hantec Markets Richard Perry.

O Fed vai anunciar sua decisão de política monetária às 15:00 (horário de Brasília) e meia hora depois a chair do Fed, Janet Yellen, dará entrevista à imprensa.

Em LONDRES, o índice Financial Times .FTSE avançou 0,73 por cento, a 5.966 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX .GDAX subiu 0,92 por cento, a 9.606 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 .FCHI ganhou 1,00 por cento, a 4.171 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib .FTMIB teve valorização de 1,49 por cento, a 16.513 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 .IBEX registrou alta de 1,53 por cento, a 8.250 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 .PSI20 valorizou-se 0,01 por cento, a 4.464 pontos.