IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia recebe mais de 7 bilhões de euros em fundo de resgate

Lefteris Papadimas e George Georgiopoulos

21/06/2016 11h57

ATENAS (Reuters) - A Grécia recebeu mais de 7 bilhões de euros em fundos de resgate nesta terça-feira (21) após a revisão do progresso do país em implementar reformas econômicas, disse nessa terça-feira em Atenas o diretor-gerente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), Klaus Regling.

A Grécia precisa do dinheiro para quitar as crescentes dívidas em atraso, os títulos do Banco Central Europeu (BCE) que estão vencendo e empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Conversas com os credores internacionais sobre os esforços da Grécia para implementar um programa de reforma tem se arrastado por seis meses.

O ESM "desembolsou hoje 7,5 bilhões de euros para a Grécia", disse Regling depois de se encontrar em Atenas com o ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos.

Atenas vai usar 5,6 bilhões de euros para pagar dívidas e 1,8 bilhão de euros para as dívidas atrasadas.

O ESM, maior credor da Grécia, continuará a emprestar dinheiro para Atenas a condições favoráveis. A taxa de juros cobrada pelos empréstimos à Grécia são de 0,8 por cento atualmente e o vencimento médio dos empréstimos é de 32 anos, disse Regling.

Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 97258-8073 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.