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Ambev tem queda no lucro do 2º tri, corta previsão de receita no Brasil

29/07/2016 08h49

SÃO PAULO, 29 Jul (Reuters) - A maior cervejaria da América Latina, Ambev (ABEV3), teve queda de 22,4% no lucro líquido do segundo trimestre, a R$ 2,195 bilhões, em resultado marcado por queda nas vendas em volume e que trouxe corte na perspectiva de receita da empresa no Brasil neste ano.

A companhia afirmou que o desemprego crescente deve continuar a pressionar a renda disponível dos consumidores no curto prazo e lançou estratégia focada em produtos com embalagens de vidro retornáveis.

Com isso, a perspectiva para a receita líquida no Brasil este ano foi cortada de crescimento entre "um dígito médio e um dígito alto" (algo como 5% a 9%) para estabilidade, informou a empresa no balanço. Segundo a empresa, as garrafas de vidro retornáveis são menos rentáveis que outros formatos.

A empresa também reduziu a projeção para o custo de produtos vendidos no Brasil, que passou a crescimento entre um dígito médio e um dígito alto ante projeção anterior de alta de 13% a 17%.

Além do foco em retornáveis, a empresa vai reforçar iniciativas de marketing e afirmou que está vendo oportunidades de expandir patrocínios de suas principais marcas para grandes eventos de música e esportes nos quais não estão presentes.

A Ambev, que viu as vendas em volume recuarem 6% no segundo trimestre, pressionadas principalmente por quedas no Brasil e Argentina, apurou crescimento na receita líquida de 4,7%, a R$ 10,377 bilhões, ajudada por produtos premium e "iniciativas de gestão de receita".

A empresa não detalhes sobre o que quer dizer com iniciativas de gestão de receita, mas em maio, o vice-presidente financeiro, Ricardo Rittes, afirmou que a empresa reajustou preços no primeiro trimestre e que tinha por objetivo manter essa política em linha com a inflação. 

A Ambev afirmou que mantém intenção de investir em 2016 menos que em 2015. No primeiro semestre, a companhia investiu R$ 1,8 bilhão, dos quais R$ 930 milhões foram aplicados no Brasil.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição Paula Arend Laier)