IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Plano de demissões da Petrobras tem mais de 6.000 inscritos, diz fonte

Renzo Gostoli/Bloomberg
Imagem: Renzo Gostoli/Bloomberg

Por Marta Nogueira

25/08/2016 18h29

RIO DE JANEIRO, 25 Ago (Reuters) - A Petrobras contabilizou até o momento cerca de 6.100 adesões ao seu plano de demissão voluntário lançado em abril e tem a expectativa de que o número aumente ainda mais até o fim deste mês, quando termina o prazo de inscrições, afirmou à agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (25) uma fonte da companhia.

O programa de cortes de pessoal está aberto a todos os empregados, independente do tempo em que atuam na empresa.

Quando lançou o plano, a petroleira explicou em uma nota que, em um cenário em que o limite de 12 mil empregados se inscrevessem, a empresa teria um custo de R$ 4,4 bilhões com demissões e uma economia de R$ 33 bilhões até 2020.

Entretanto, a fonte da empresa, que pediu para não ser identificada, explicou que a Petrobras nunca considerou possível que todos os elegíveis ao plano se inscrevessem, mas que ainda são aguardadas novas adesões, principalmente dos empregados que estavam indecisos.

A empresa busca com o plano reduzir custos em meio aos baixos preços de petróleo e um alto endividamento.

Segundo a Petrobras informou no início do ano, o plano "foi desenvolvido tendo como base as premissas de preservação do efetivo necessário à continuidade operacional da companhia, com ajuste de pessoal em todas as áreas".

(Edição de Roberto Samora)