IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice de ações asiáticas atinge maior patamar em um ano por dados fracos dos EUA

Hideyuki Sano, Samuel Shen e John Ruwitch

07/09/2016 10h49

TÓQUIO/XANGAI, 7 Set (Reuters) - O dólar caiu e as ações asiáticas subiram para máximas em um ano nesta quarta-feira (7) após dados surpreendentemente fracos do setor de serviços dos Estados Unidos frustrarem as expectativas já pequenas de que o Federal Reserve irá elevar os juros norte-americanos ainda este mês.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subiu 0,4%, ampliando os ganhos nos últimos dois dias para 2,7% e alcançando um nível visto pela última vez em julho do ano passado.

"Quando as pessoas pensam que não há aumento imediato dos juros pelo Fed, então a Ásia e os mercados emergentes são o lugar para ir, já que os investidores buscam rendimentos", disse Toru Nishihama, economista sênior do Dai-ichi Life Research.

O índice Nikkei do Japão, contudo, recuou, já que o avanço acentuado do iene ante o dólar colocou mais pressão sobre os exportadores na terceira maior economia do mundo.

As ações da China fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira, com as quedas nas ações de consumo e de saúde compensado os ganhos das empresas de infraestrutura e de matérias-primas, após Pequim prometer intensificar os esforços de política fiscal para apoiar a economia.

O Conselho de Estado da China também disse que vai incentivar os bancos a concederem mais crédito e reafirmou o compromisso do governo de reduzir o excesso de capacidade, num aviso publicado tarde da noite de terça-feira (horário local).

As ações australianas fecharam em leve alta nesta, após dados mostrarem que a economia da Austrália se expandiu no último trimestre no ritmo anual mais acelerado em quatro anos, apoiada no forte avanço das exportações.

O crescimento australiano no trimestre de abril a junho também foi reforçado por um salto dos gastos públicos antes das eleições e por ganhos modestos nos gastos das famílias e na construção de casas.

. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,41%, a 17.012 pontos.
. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,19%, a 23.741 pontos.
. Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,05%, a 3.092 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,05%, a 3.340 pontos.
. Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 0,23%, a 2.061 pontos.
. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,84%, a 9.259 pontos.
. Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 0,10%, a 2.893 pontos.
. Em Sydney o índice S&P/ASX 200 avançou 0,2%, a 5.424 pontos.