IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Greve dos bancários cresce antes de nova rodada de negociação, diz sindicato

Joka Madruga/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Imagem: Joka Madruga/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Aluísio Alves

12/09/2016 18h24

A adesão à greve dos bancários cresceu nesta segunda-feira (12), atingindo quase metade das agências de todo o país, afirmou o sindicato nacional da categoria, Contraf-CUT.

Segundo a entidade, a paralisação iniciada na última terça-feira chegou a 11.531 agências e 48 centros administrativos, o equivalente a 49% de todas as agências do Brasil. A mobilização cresceu 15%, na comparação com a sexta-feira, afirmou a Contraf-CUT.

"Tivemos hoje a adesão dos financiários à greve e, em alguns Estados, dos cooperários (trabalhadores em cooperativas de crédito) mostrando que a insatisfação com os patrões do sistema financeiro cresceu", afirmou o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.

Reunião

Na terça-feira, representantes dos bancários voltam a se reunir com a Fenaban, braço sindical da Febraban, que representa os bancos. No último encontro, os bancos propuseram reajuste de salários e de auxílios de 7%, mais abono de R$ 3.300. Os bancários querem reajuste de 14,6%, que inclui 5% de aumento real. 

Representantes da Fenaban não puderam ser contatados de imediato. Na semana passada, ao comentar sobre a proposta de reajuste aos bancários, a entidade afirmou que a oferta era "superior à inflação prevista para os próximos 12 meses e representa um ganho expressivo para a maioria dos bancários". A entidade comentou ainda que "o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa".

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, afirmou em comunicado que a greve atingiu 899 agências e 20 centros administrativos no sétimo dia de paralisação. A entidade calcula que mais de 42 mil trabalhadores participaram da greve. A data-base dos bancários é 1º de setembro.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Procon: veja como proceder com a greve dos bancos

Band News