IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMI mantém projeções para economia do Brasil e diz que país está perto de virada

Camila Moreira

04/10/2016 10h06

SÃO PAULO, 4 Out (Reuters) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) deixou inalteradas as estimativas para a atividade econômica do Brasil neste ano e no próximo, e destacou que o país parece próximo de virar o jogo conforme perdem força os efeitos de choques passados.

O FMI divulgou nesta terça-feira (4) seu relatório "Perspectiva Econômica Global", com a projeção de que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro irá contrair 3,3% em 2016, com um crescimento de 0,5% em 2017.

Assim, o fundo manteve o cálculo feito na revisão do relatório em julho.

"A economia do Brasil permanece em recessão, mas a atividade parece estar perto de seu ponto de inflexão conforme os efeitos de choques passados diminuem", explicou o FMI no relatório, referindo-se à queda nos preços das commodities, ajustes dos preços administrados de 2015 e incertezas políticas.

Ainda assim, o cenário para o Brasil é bem fraco quando se considera o quadro geral de América Latina e Caribe, cuja projeção é de uma contração de 0,6% este ano e expansão de 1,6% no próximo.

América do Sul

Na América do Sul, a retração esperada para o Brasil este ano só não é pior do que o recuo de 10% projetado pelo FMI para a Venezuela.

Em 2017, além da Venezuela, o Equador também deve registrar queda da atividade, nas contas do fundo --4,5% e 2,7%, respectivamente.

A América do Sul como um todo deve ter retração do PIB de 2% em 2016, mas deve registrar um aumento de 1,1% no ano que vem.

Confiança e investimentos

O FMI destacou que existe no Brasil uma necessidade abrangente de melhorar a confiança e elevar os investimentos --dois pontos que vêm sendo fortemente destacados pelo governo como essenciais-- por meio do fortalecimento das estruturas de política econômica.

"Adotar a proposta de regra de gastos e apresentar uma estrutura de consolidação fiscal coerente de médio prazo enviará um forte sinal de compromisso", destacou o FMI.

O resultado do PIB em 2016 esperado pelo FMI para o Brasil está próximo da visão de economistas na pesquisa Focus do Banco Central, que veem contração de 3,14%. Para 2017, entretanto, o levantamento do BC aponta expectativa de expansão de 1,3%.

Ainda no relatório, o FMI calculou que a inflação ao consumidor brasileira fechará este ano a 9%, desacelerando em 2017 a 5,4%. Para o desemprego a expectativa é de 11,2% e 11,5% respectivamente.

(Edição de Maria Pia Palermo)

A crise econômica no bolso: o que mudou na sua vida?

UOL Notícias