IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer anunciará propostas de reforma da Previdência nesta segunda, diz Meirelles

05/12/2016 11h26

SÃO PAULO, 5 Dez (Reuters) - O presidente Michel Temer vai anunciar nesta segunda-feira (5) as propostas de reforma da Previdência, de acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Em evento em São Paulo, Meirelles destacou a necessidade da reforma da Previdência como essencial, junto com a limitação dos gastos e o controle da dívida, para recuperar a economia brasileira.

Questionado por jornalistas, Meirelles não quis dar mais detalhes sobre a reforma previdenciária. Ao lado de Temer, ele deve ser reunir no início desta noite com centrais sindicais para debater as alterações na Previdência.

"A expectativa é de que a reforma da Previdência seja bem recebida no Congresso", afirmou Meirelles a jornalistas. "A meta fundamental é assegurar a todos o direito de receber a sua aposentadoria."

O ministro da Fazenda confirmou ainda que o governo está elaborando medidas de estímulo à economia, mas também não quis dar detalhes. Em entrevista ao jornal "O Globo", Temer disse que o governo vai apresentar em breve um pacote para enfrentar a recessão.

"Estamos no processo de elaboração de medidas econômicas e nos próximos dias deveremos dizer quais são", afirmou Meirelles.

O pacote a ser lançado é elaborado num momento em que os agentes econômicos mostram mais pessimismo com o desempenho da economia brasileira. Os analistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, passaram a ver uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 de apenas 0,8%, ante 0,98% antes.

Já a estimativa para a contração neste ano passou para 3,43%, ante recuo de 3,49% antes.

(Reportagem de Thais Freitas; Texto de Luiz Guilherme Gerbelli; Edição de Camila Moreira)