IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aneel aprova transferência do controle da CPFL Energia para State Grid

13/12/2016 13h01

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos acionistas integrantes de seu bloco de controle para a State Grid Brazil Power Participações, subsidiária da chinesa State Grid.

"Esta autorização era a última condição precedente para a ocorrência do fechamento da transação e a consumação da transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos acionistas controladores (Camargo Corrêa, Previ e Energia São Paulo FIA) à State Grid, o que ocorrerá em data a ser oportunamente informada", afirmou a CFPL em nota.

A publicação da aprovação no Diário Oficial da União deverá ocorrer nos próximos dias, e a CPFL Energia voltará a informar a seus acionistas e ao mercado em geral quando ocorrer a efetiva transferência das ações à State Grid, segundo comunicado.

Segundo documento oficial visto pela Reuters, a State Grid deverá assumir o controle da CPFL em até 120 dias após a Aneel publicar resolução autorizando a operação. O documento também diz que a agência reguladora não precisará dar aval para a chinesa promover uma oferta para a compra de todas as ações da CPFL e de sua subsidiária de energia limpa CPFL Renováveis.

A State Grid apresentou primeiramente proposta pela compra da fatia da empreiteira Camargo Corrêa na CPFL, por 6 bilhões de reais, e posteriormente estendeu a oferta aos demais controladores da elétrica.

Com isso, os chineses fecharam a compra de 53,3 por cento da companhia brasileira, um negócio de cerca de 13 bilhões de reais, que poderá superar os 25 bilhões de reais caso todos os acionistas vendam suas ações para a State Grid.

A CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3 por cento de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1 por cento na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É também um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, a CPFL é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis.

 

(Por Roberto Samora)