IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volume de serviços tem ligeira alta em novembro, mas fraqueza no 4º tri permanece

12/01/2017 10h04

SÃO PAULO, 12 Jan (Reuters) - O volume de serviços no Brasil subiu ligeiramente em novembro após três meses de queda, mas sem indicar recuperação consistente diante da recessão no país e mantendo a fraqueza no quarto trimestre.

Em novembro, o volume de vendas do setor avançou 0,1% em relação ao mês anterior, sem nem chegar perto de recuperar a queda de 2,3% vista em outubro.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve recuo de 4,6%, pior que o esperado, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12).

A expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters de queda de 4,2% em novembro sobre o mesmo mês do ano anterior. 

Esse é mais um dado de atividade a mostrar ganho pontual em novembro, após a indústria e o varejo, porém mantendo a percepção de que a recuperação econômica do Brasil levará mais tempo do que o esperado.

O destaque no mês foi o desempenho de Outros Serviços, com crescimento de 3,3%, enquanto Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio mostrou avanço de 2,1% no volume. Serviços de informação e comunicação registraram alta de 1%.

O agregado especial das atividades turísticas, de acordo com o IBGE, teve alta de 0,5% em novembro sobre o mês anterior, após queda de 1,2% em outubro.

A fraqueza e dificuldade de recuperação do setor de serviços gerou da desaceleração da inflação dessa atividade no ano passado. A alta caiu em 2016 a 6,5%, contra 8,09% em 2015.

A fraqueza no volume de entrada de novos pedidos continuou em dezembro de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), que mostrou ainda que a confiança do setor terminou 2016 em recorde de baixa.

(Edição de Patrícia Duarte)