IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC volta ao mercado de câmbio e anuncia leilão de swap tradicional para 3 -feira

16/01/2017 19h15

BRASÍLIA, 16 Jan (Reuters) - Depois de ficar fora do mercado de câmbio por mais de um mês, o Banco Central anunciou nesta segunda-feira que, avaliando as condições de mercado, decidiu iniciar na terça-feira a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional --equivalentes à venda futura de dólares-- que vencem no próximo dia 1º de fevereiro.

Segundo o BC, o valor do vencimento é de 6,431 bilhões de dólares. Caso a rolagem seja integral, o estoque seguirá em 26,559 bilhões de dólares, posição atual.
Se mantiver o mesmo ritmo de swaps ofertados nos próximos dias e vendê-los na íntegra, o BC rolará o volume total em 11 leilões.

Serão aceitos no máximo até 12.000 contratos, informou a autoridade monetária, acrescentando que os swaps terão vencimento em 02 de maio e 03 de julho de 2017.

O último leilão do tipo havia sido feito pelo BC em 12 de dezembro. Já a última intervenção da autoridade do câmbio ocorreu em 13 de dezembro, por meio de leilão de linha -- venda de dólares com compromisso de recompra.

Em meio ao cenário bastante conturbado, o BC atuou pesadamente no mercado de câmbio ao longo de 2016, sobretudo por meio dos leilões de swaps. Com a virada do ano e as incertezas que ainda rondam, a expectativa dos agentes já era de que o BC voltasse à cena, mesmo que para rolar os swaps tradicionais.

Nesta segunda, o dólar terminou em alta pelo segundo pregão seguido, a 3,2385 reais na venda, sintonizado com o comportamento da moeda norte-americana no exterior em dia de feriado nos Estados Unidos, o que limitou a liquidez nos mercados.

(Por Marcela Ayres; Edição de Luiz Guilherme Gerbelli)