IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ferreira deixará presidência da Vale; diz não saber quem será sucessor

24/02/2017 14h52

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta sexta-feira (24) que não desconfia quem será o seu sucessor, após a empresa informar pela manhã que ele não renovará seu contrato em maio.

"Que eu saiba, eu não tenho sucessor, eu nunca fui informado de ter esse sucessor e para falar a verdade eu nem desconfio quem será esse sucessor", declarou ele em teleconferência com a imprensa para comentar o assunto.

O executivo disse que a sua decisão foi tomada na quinta-feira à noite, de forma antecipada, após especulações na imprensa sobre o tema, e citou como um dos motivos para deixar o cargo a proximidade com os seus 65 anos, que serão completados em 2018.

"Nós temos como visão que devemos ter um limite de idade de 65 anos (para ocupar a presidência), isso para nós é um ponto muito importante", disse Ferreira, explicando que, se renovasse o contrato, teria apenas mais um ano no cargo.

"Felizmente, eu não tenho a mosca azul do poder, então eu achava que eu tinha que cumprir esse período."

O executivo afirmou ainda que decidiu antecipar a definição sobre sua saída da presidência após ter lido na imprensa que estaria fazendo contatos políticos para tentar se manter no cargo e negou que tenha agido dessa forma.

"Eu posso lhe garantir que nunca fiz incursões no meio político para obter o meu mandato, eu não misturo política com melhor interesse da empresa", frisou.

O executivo disse também que houve uma reunião nesta manhã sobre sua saída, mas não deu detalhes dos temas tratados e nem mesmo de quem estava presente.

(Por Marta Nogueira e Stephen Eisenhammer)