IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselho da Usiminas destitui CEO Rômel de Souza e elege Sérgio Leite

23/03/2017 20h23

Por Guillermo Parra-Bernal e Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - O conselho de administração da Usiminas mudou nesta quinta-feira o comando da companhia pela segunda vez em cerca de um ano, ao destituir o presidente-executivo e promover Sérgio Leite, da diretoria comercial, para o comando da produtora de aço.

Por maioria de votos, o conselho de 11 membros da Usiminas destituiu o executivo Rômel Erwin de Souza da presidência, em mais um capítulo da disputa pelo controle da companhia travada pelos grupos Techint e Nippon Steel desde 2014. Souza é defendido pelo grupo japonês enquanto Leite é apoiado pelo grupo italiano.

A votação desta quinta-feira teve apoio, além dos três conselheiros indicados pela Techint, do conselheiro representante de minoritários, dos dois conselheiros aprovados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e por representante dos funcionários, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto. A mudança na diretoria tem efeito imediato, acrescentou.

A votação marcou uma repetição de resultado semelhante ocorrido em maio do ano passado, quando o conselho elegeu Leite para o lugar de Souza, em uma decisão que acabou sendo revertida na Justiça em outubro, após processo aberto pela Nippon Steel. [nL2N1CB2DI]

Desta vez, o conselho da Usiminas afastou o executivo sob acusação de que ele fez um acordo que teria violado o estatuto social e regras de conformidade da Usiminas, afirmou outra fonte com conhecimento do assunto. Não foi possível contatar Souza para comentar. A Usiminas não se manifestou de imediato.

O acordo refere-se a um memorando de entendimentos não vinculante assinado por Souza em 2016 sobre o uso de recursos em excesso do caixa da Mineração Usiminas (Musa), uma subsidiária do grupo siderúrgico que tem como sócia a também japonesa Sumitomo Corporation. Nippon Steel e Sumitomo Corp são entidades independentes.

A Reuters publicou em 13 de janeiro, citando documentos, que o acordo assinado por Souza e Wilfred Brujin, presidente da Musa, foi redigido sem a permissão do conselho de administração da siderúrgica. Souza também é presidente do conselho de administração da Musa.

O memorando de entendimento definia que a Usiminas deveria garantir à Musa o mesmo montante de margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) que a mineradora obtinha antes da decisão que paralisou as áreas primárias da siderúrgica em Cubatão, e que fez o volume de minério de ferro produzido pela Musa e consumido pela Usiminas cair de 4 milhões de toneladas por ano para 2,5 milhões de toneladas.[nL1N1F01OY]

Tanto Nippon Steel quanto Techint não comentaram o assunto de imediato.

A Usiminas teve prejuízo líquido de 577 milhões de reais em 2016, uma melhora ante o resultado negativo de 3,68 bilhões de reais registrados em 2015. A empresa, porém, teve nos três últimos meses do ano passado o 10o prejuízo trimestral consecutivo, pressionada por menor volume de vendas e aumento de despesas. [nL1N1G20CJ]