IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem leve baixa ante real à espera de contingenciamento e de olho no exterior

29/03/2017 10h14

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar exibia leves baixa ante o real nesta quarta-feira, monitorando o recuo da moeda ante divisas de países emergentes no exterior enquanto aguardava o anúncio do contingenciamento do Orçamento de 2017 e provável elevação de impostos, no final da tarde.

Às 10:13, o dólar recuava 0,25 por cento, a 3,1311 reais na venda, depois de terminar a terça-feira em alta de 0,31 por cento. O dólar futuro tinha recuo de 0,33 por cento.

"O mercado fica receoso com o que será anunciado, com o impacto que terá sobre a retomada do país. Na dúvida, o investidor mantém sua posição", avaliou o operador da H.Commcor Cleber Alessie Machado, ao destacar que nos atuais níveis de preço a moeda tem atraído vendedores.

Havia expectativa de que o anúncio sobre o contingenciamento acontecesse na véspera, mas o governo estava aguardando informações sobre receitas para fechar o pacote, entre elas recursos provenientes de precatórios e decisões sobre usinas hidrelétricas.

A meta de déficit primário deste ano é de 139 bilhões de reais para o governo central (governo federal, INSS e Banco Central). O governo tem até o dia 30 para publicar decreto especificando as despesas discricionárias que precisará cortar para cumpri-la.

No exterior, o dólar trabalhava com recuo ante divisas de países emergentes e ligados a commodities, como os pesos chileno e mexicano e a lira turca.

Ante uma cesta de moedas, o dólar exibia alta, após dados da economia dos Estados Unidos solidificarem mais aumentos de juros neste ano. A divisa também subia ante o euro e a libra, com o início do processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

O Banco Central realiza nesta sessão mais um leilão de até 10 mil swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem do vencimento de abril.

(Por Claudia Violante)