IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street recua com PIB fraco, mas fecha mês com ganhos acumulados

28/04/2017 18h52

(Reuters) - Os índices de Wall Street recuaram nesta sexta-feira, após os dados que mostraram que a economia dos Estados Unidos cresceu no seu ritmo mais fraco em três anos no primeiro trimestre darem aos investidores reazões para realizar lucros.

O índice Dow Jones caiu 0,19 por cento, a 20.941 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,19 por cento, a 2.384 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,02 por cento, a 6.047 pontos.

Na semana, o Dow Jones subiu 1,9 por cento, o S&P ganhou 1,5 por cento e o Nasdaq avançou 2,3 por cento. Em abril, o Dow ganhou 1,3 por cento, o S&P subiu 0,9 por cento e o Nasdaq saltou 2,3 por cento.

O Nasdaq acumulou seis meses consecutivos de ganhos, a sequência mais longa em quase quatro anos.

O Produto Interno Bruto dos EUA cresceu a uma taxa anual de 0,7 por cento nos primeiros três meses do ano, abaixo da taxa de 1,2 por cento estimada por economistas, com os gastos dos consumidores subindo muito pouco e as empresas investindo menos em estoques. No quarto trimestre, a economia dos EUA tinha crescido a um ritmo anual de 2,1 por cento.

"O PIB foi um pouco fraco e isso pode ser a causa de alguma debilidade de hoje (sexta-feira)", disse Gary Bradshaw, gerente de portfólio da Hodges Capital Management em Dallas.

O crescimento mais fraco é uma má notícia para o governo de Donald Trump, depois que ele prometeu durante a campanha impulsionar significativamente o crescimento, e acrescenta preocupações entre alguns integrantes do mercado de que a redução dos impostos, a desregulamentação e o aumento dos gastos do governo - as principais razões para um avanço das ações após as eleições de novembro - podem atrasar.

O Nasdaq foi impulsionado nesta sexta-feira por ganhos da Amazon e da Alphabet, dona do Google.

A Amazon chegou a subir 3,4 por cento para um patamar recorde de alta, a 949,59 dólares, e fechou com avanço de 0,7 por cento, a 924,99 dólares. Já as ações da Alphabet subiram 5 por cento para um recorde de 935,90 dólares durante o pregão, mas fecharam em alta de 3,7 por cento, a 924,52 dólares, Os resultados trimestrais das gigantes de tecnologia superam as estimativas.