IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Airbus apoia Macron antes de 2º turno das eleições na França

30/04/2017 17h44

PARIS (Reuters) - O presidente da fabricante de aeronaves Airbus, Tom Enders, ofereceu suporte ao centrista Emmanuel Macron antes do segundo turno das eleições presidenciais francesas disputadas entre ele e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Em carta datada de 24 de abril e publicada pelo jornal francês l'Opinion, Enders afirmou estar satisfeito que Macron tenha dado prioridade à Europa e à relação franco-alemã.

"Isso é uma questão fundamental para uma companhia como a nossa", afirmou o executivo, em referência à Airbus, cuja fundação se baseia na cooperação europeia.

Uma porta-voz da empresa confirmou a autenticidade do documento, acrescentando se tratar de uma carta pessoal que não estava destinada a publicação.

Enders foi a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e escreveu a funcionários para pedir que votassem nas últimas eleições europeias, desencadeando críticas por parte de sindicatos.

Pesquisas de opinião sinalizam que Macron, ex-ministro de Economia da França, vencerá o segundo turno, em 7 de maio, com cerca de 59 a 60 dos votos, ainda que a rival Marie Le Pen tenha avançado cinco pontos percentuais na última semana.

(Por Matthias Blamont e Tim Hepher)