IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St recua após Senado dos EUA adiar votação de projeto de saúde

27/06/2017 18h14

(Reuters) - O índice Nasdaq de tecnologia liderou uma queda mais ampla em Wall Street nesta terça-feira, com as ações recuando mais acentuadamente depois que a votação do projeto para alterar o sistema de saúde foi adiada no Senado dos Estados Unidos, levantando novas questões sobre a agenda doméstica do presidente Donald Trump.

O S&P 500 registrou a maior queda diária em cerca de seis semanas e fechou no patamar mais baixo desde 31 de maio. O Nasdaq teve seu pior dia desde que um recuo liderado por ações de tecnologia no dia 9 de junho levantou questões sobre o setor.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,46 por cento, a 21.310 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,81 por cento, a 2.419 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,61 por cento, a 6.146 pontos.

Os principais índices acionários ampliaram as quedas depois que o líder republicano no Senado dos EUA, Mitch McConnell, decidiu adiar a votação planejada do projeto de lei que desmantela o Obamacare até depois do recesso do Senado de 4 de julho.

A legislação de saúde, que enfrentou a resistência de vários republicanos, é a primeira parte da agenda de políticas domésticas de Trump, com os investidores ansiosos para que ele avance para outros planos, incluindo reduções de impostos, aumento de gastos com infraestrutura e desregulamentação.

As promessas para as políticas domésticas ajudaram a impulsionar um aumento de 13,1 por cento no S&P 500 desde a eleição de Trump, em 8 de novembro.

"O mercado gosta de certeza, e agora há incerteza", disse Peter Costa, presidente da empresa de negociação Empire Executions em Nova York.

As maiores empresas de tecnologia exerceram o maior peso para a queda do S&P 500. A Alphabet, dona do Google, caiu 2,5 por cento depois que os reguladores antitruste da União Europeia impuseram uma multa recorde de 2,7 bilhões de dólares contra o gigante de buscas na internet. ]

O índice de tecnologia recuou 1,7 por cento, mas ainda continua sendo o setor de melhor desempenho no ano. O setor de saúde enfraqueceu após a notícia do atraso na votação e caiu 0,9 por cento.

O setor financeiro foi o único no território positivo, com alta de 0,5 por cento.