IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de aço da China cai após medidas do governo contra poluição

19/10/2017 08h01

XANGAI/MANILA (Reuters) - A produção de aço da China caiu em setembro ante um recorde no mês anterior, já que as usinas do maior produtor mundial reduziram a produção para cumprir com a campanha do governo chinês em busca de céus mais limpos, apontando para uma queda maior com o avançar do tempo.

A produção de aço bruto atingiu 71,83 milhões de toneladas em setembro, o menor desde fevereiro e abaixo das 74,59 milhões de toneladas de agosto, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira. A produção diária média de setembro foi de 2,39 milhões de toneladas, uma queda de 0,8 por cento em relação a agosto, de acordo com os cálculos da Reuters.

Antes da redução no mês passado, as usinas chinesas haviam produzido aço a uma taxa recorde de março a agosto, em meio à forte demanda doméstica, com margens de lucro mais fortes e em meio a uma repressão ambiental que excluía alguns outros produtores.

Espera-se que as usinas na parte norte da China reduzam a produção durante a temporada de inverno --quatro meses a partir de meados de novembro-- seguindo ordens do governo para combater a poluição.

Alguns analistas estimaram que pelo menos 30 milhões de toneladas de produção de aço da China podem ser perdidas durante o período de quatro meses, ou quase 4 por cento da produção do ano passado.

Mas esse número poderia ser maior, com usinas em várias cidades já cortando a produção no início deste mês, incluindo aqueles na maior cidade siderúrgica de Tangshan.

(Por Ruby Lian e Manolo Serapio Jr)