IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras e BB têm nota 10 em novo índice de governança da gestão Temer

Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

10/11/2017 13h16

BRASÍLIA, 10 Nov (Reuters) - A Petrobras e o Banco do Brasil receberam nota 10 no novo índice de governança das estatais, o IG-Sest, criado pelo governo do presidente Michel Temer para avaliar um universo de 48 empresas, cuja média geral foi 4, divulgou nesta sexta-feira (10) o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

A Eletrobras, que deve ser privatizada pelo governo, ficou com nota 8, bem como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Caixa Econômica Federal obteve cerca de 7,5, segundo Oliveira. Todas elas integraram o nível 1 de governança.

Para o indicador, foram levados em conta dados de agosto a outubro em três dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações e, finalmente, conselhos, comitês e diretoria.

Ao ser questionado sobre os vultosos desvios de recursos da Petrobras investigados no âmbito da Lava Jato, o ministro pontuou que foram consideradas para a nota as melhorias já implementadas na companhia.

"Aquela Petrobras que teve todos aqueles escândalos não tiraria nota 10. Essa nova Petrobras... que melhora o resultado, que tem transparência e que enfrenta com diligência todo o relacionamento com os órgãos de controle merece nota 10", afirmou ele a jornalistas.

As empresas foram divididas em quatro níveis, sendo que as de nível 4 tiveram notas de 0 a 2,59. De acordo com Oliveira, nenhuma companhia tirou zero. Integram esse grupo a Telebrás, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outras.

O nível 3, com notas de 2,6 a 5,09, conta com a presença dos Correios, Infraero, Embrapa e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Já no nível 2, com notas de 5,1 a 7,59, ficaram por exemplo a Casa da Moeda do Brasil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O ministro afirmou que o indicador ajudará o governo a direcionar suas políticas para mostrar aos gestores onde estão falhando e como podem melhorar.

"O ministério do Planejamento não tinha avaliação sobre gestão das empresas, não havia leitura, não havia mapa", destacou ele, acrescentando que o indicador deverá impulsionar a busca das empresas por padrão elevado de governança. Nova rodada de avaliação deverá ser divulgada em março.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)

Basta cavar para achar petróleo?

UOL Notícias