IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Se Previdência não tiver votos até próxima 3ª, fica para 2018, diz Temer

Ricardo Brito

12/12/2017 14h54

BRASÍLIA, 12 Dez (Reuters) - O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira que o governo vai trabalhar até terça-feira da próxima semana para garantir os 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados, mas se não for possível, a apreciação da matéria ficará para 2018.

"Se tiver os 308 votos, vai a voto agora. Caso contrário, se espera o retorno de fevereiro, marca-se a data em fevereiro", disse Temer, em rápida entrevista na saída de uma recepção ao presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, no Palácio do Itamaraty.

Leia também:

Temer disse ter telefonado para cumprimentar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela eleição para presidente do PSDB. Perguntado sobre sua posição sobre um eventual fechamento de questão do PSDB, ele respondeu: "É uma questão do PSDB, mas todos lá estão trabalhando para fechar questão", afirmou.

O presidente destacou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou o início da discussão da reforma da Previdência no plenário da Casa para a quinta-feira. Temer avaliou que, com o debate, será possível esclarecer pontos que, segundo ele, estão com "divulgação equivocada".

Mais uma vez, o presidente disse que não haverá mudanças na aposentadoria rural e frisou que quem ganha mais não vai perder. Segundo ele, quem recebe acima do teto do INSS --atualmente em cerca de R$ 5.600 -- vai poderá incrementar sua aposentadoria com um plano de previdência complementar.

(Edição de Eduardo Simões)