IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC do Japão mantém compras de títulos após preocupação sobre estímulo

Por Hideyuki Sano

11/01/2018 10h25

TÓQUIO, 11 Jan (Reuters) - O banco central do Japão manteve o volume de compras de títulos nesta quinta-feira, ajudando a acalmar o mercado que se agitou nesta semana com redução nas compras de dívida de longo prazo, provocando preocupações de que possa retirar o estímulo.

O Banco do Japão manteve o tamanho das compras de títulos do governo japonês de um a três anos, de três a cinco e de cinco a dez anos em 250 bilhões de ienes (2,24 bilhões de dólares), 300 bilhões de ienes e 410 bilhões de ienes, respectivamente.

Os futuros do título japonês de 10 anos tiveram alta de 0,13 ponto no preço, devolvendo parte das perdas de 0,37 ponto nos últimos dois dias depois que o banco central reduziu na terça-feira as compras de bônus com vencimento acima de 10 anos.

A maioria dos players do mercado acredita que a autoridade monetária evitará provocar outro choque, especialmente depois que os mercados de títulos dos Estados Unidos foram abalados pela notícia de que a China pode desacelerar ou interromper as aquisições de Treasuries.

O regulador cambial chinês, no entanto, informou mais cedo que a notícia pode ser baseada em informação errada e pode ser "falsa", ajudando a sustentar tanto os títulos dos EUA quanto do Japão.